Os contratos de locação estão entre os principais mecanismos para garantir um relacionamento positivo e amigável entre proprietários e inquilinos, uma vez que documentam as cláusulas e os detalhes desse tipo de acordo. Para que eles sejam mais bem elaborados, conhecer os principais tipos de garantias locatícias de imóveis é muito importante.
A garantia locatícia é importante para assegurar que sejam pagas as despesas com o imóvel e possíveis atrasos no pagamento dos alugueis. Dessa forma, qualquer imprevisto estará coberto pela garantia.
Confira aqui os tipos de garantia para aluguel de imóveis e como funciona cada uma antes de propor para seus clientes.
Garantia com Fiador:
O fiador é a pessoa que garantirá o pagamento do aluguel em caso de falha do inquilino. A garantia locatícia nesse caso pode ser a fiança de imóvel em nome desse agente fiador
Caução em Depósito:
A caução é o adiantamento de um valor máximo, equivalente a três meses de aluguel, este deposito é feito adiantado e guardado para uso futuro. Se nunca for usado, ao termino do contrato do aluguel, é devolvido ao depositante.
Título de Capitalização:
Semelhante a uma caução, porém o ''deposito'' do valor ocorre por meio de titulo de capitalização, pode ser devolvido em caso de não ser utilizado.
Seguro Fiança:
O seguro como uma garantia locatícia é feito por meio de seguradora, No contrato haverá o locador do imóvel como beneficiário do espolio. quem está alugando pagará pelo aluguel e a mensalidade do seguro
Cartão de Crédito:
Esta é a garantia locatícia mais fácil de fazer e que melhor funciona para ambas as partes, apenas é preciso ter um cartão de crédito com o limite equivalente a 4x o valor do aluguel, sendo que de primeira análise, o cartão não é solicitado, apenas o CPF.