O retrofit se mostra como uma verdadeira tendência na área de edificações e tem despertado um interesse crescente em profissionais, clientes e empresas nos tempos atuais, tanto em relação a técnicas quanto a ferramentas, inovações e modernizações que o retrofit pode oferecer.
O termo retrofit é nativo da língua inglesa e literalmente seu significado é reforma. No entanto, aqui no Brasil, além de se referir à realização de melhorias e consertos, trata-se de customizar ou personalizar as transformações físicas e estruturais de um imóvel.
Sendo assim, o retrofit consiste em uma técnica de adaptação de construções mais antigas, com o intuito de preservar a estrutura original da edificação e, ao mesmo tempo, fazer com que o edifício passe a utilizar materiais e equipamentos muito mais modernos e avançados, além de produtos e técnicas ecologicamente sustentáveis.
Existem diferenças da retrofit para uma reforma comum, em uma reforma do tipo comum, a arquitetura do prédio é mantida em seu estilo, mas há diversas mudanças estruturais, deixando tudo mais novo, mas não há uma renovação propriamente dita, ou seja, não há uma modernização do prédio. Porém, o imóvel é entregue com suas características originais.
O retrofit, por sua vez, funciona como uma espécie de fusão entre essas duas técnicas. Em outras palavras: essa metodologia realiza todas as mudanças e transformações necessárias, em todos os aspectos, mas isso é feito de forma a devolver ao edifício os seus atributos originais.
Atualmente, é uma solução muito utilizada para a revitalização de prédios antigos, mas ela não só repara e reacende os elementos originais preservando a forma e a estética geral da edificação, mas também busca empreender um conjunto de ações com o objetivo de mudar tudo aquilo que é necessário para tornar o prédio mais moderno, funcional e seguro.
O intuito da retrofit é reformar e trocar os itens que precisam ser adequados às exigências contemporâneas e restaurar e manter o que pode ser mantido, de modo a preservar as características originais do imóvel e aumentar a sua vida útil.
Vantagens da Retrofit
Redução do consumo - Devido às suas estruturas e ao conjunto geral de suas instalações, não é incomum que edificações mais antigas gerem níveis de consumo um pouco mais elevados do que a média atual. Ao garantir consistência em ações de renovação e modernização, o retrofit proporciona significativas reduções no consumo, pois é possível diminuir a conta de energia e água, gerando, consequentemente, relevantes economias.
Otimização do espaço urbano – O retrofit pode ser utilizado também como uma ferramenta que permitirá revitalizar essas edificações a fim de explorar, em sua totalidade, todo o potencial de determinadas áreas das cidades, revalorizando o espaço e, indiretamente, contribuindo para a reabilitação econômica dessas regiões.
Valorização imobiliária - Se a estrutura e as instalações são modernas e úteis, o valor da edificação pode sofrer um grande acréscimo. Usando as técnicas do retrofit, o imóvel poderá ganhar uma “cara nova”, sendo reformado e, portanto, mais valorizado dentro do mercado imobiliário.
Extensão da vida útil do imóvel - Por melhor que seja a qualidade dos materiais utilizados e dos serviços prestados na construção de um prédio, com o tempo, o imóvel se desgasta e pode começar a apresentar uma série de problemas e defeitos. Com o auxílio da tecnologia e com o uso do retrofit, é possível identificar essas falhas, trocar e reformar os materiais, melhorar as condições físicas do edifício, garantindo a extensão de sua vida útil.
Atualização do projeto - O retrofit permite que um imóvel antigo seja posto em conformidade com as regras atuais, tornando-se devidamente apropriado para os tempos modernos.
Preservação do patrimônio histórico e cultural - A preservação desse tipo de patrimônio está prevista nas ações públicas e, em alguns casos, até mesmo nas exigências colocadas em construções feitas pela iniciativa privada. O retrofit, pela sua configuração, concede a oportunidade de preservar adequadamente os prédios antigos e históricos, contribuindo, assim, para a conformação desse relevante marco civilizacional.
Mais rapidez - geralmente os projetos de retrofit são feitos em módulos, o que proporciona maior agilidade;
O retrofit é uma tendência importante na revitalização de edificações antigas na valorização e melhor aproveitamento dos espaços urbanos. Essa técnica diferenciada utiliza o melhor da reforma e restauração, e confere novas funcionalidades e estéticas aos imóveis, preservando a história e aumentando a durabilidade.