Você alugou um apartamento, mas ele não de um jeito agradável ao seu gosto. Então, você pretende fazer algumas mudanças. Saiba que reformar um apartamento alugado exige alguns cuidados para se atentar. Não é qualquer reforma que pode ser feita de acordo com sua vontade. No caso de imóvel alugado, a reforma de apartamento deve passar pela aprovação do locador e ficar dentro do que ele permitir.
Com isso em mente, confira abaixo alguns cuidados listados para que tudo ocorra da forma certa:
Reforma de apartamento alugado só com permissão:
Qualquer reforma em apartamento deve levar em conta a estrutura do condomínio. Nada de sair quebrando parede sob o risco de comprometer alguma viga de sustentação, instalação hidráulica ou elétrica.
Além de levar em conta esta estrutura, a permissão do dono do apartamento também é necessária quando você é inquilino e quer fazer alguma reforma.
Em geral, o locatário tem direito para reformar e ter melhorias no apartamento, desde que tenha o expresso consentimento do locador.
Contrato: Tudo combinado!
É recomendável que ao alugar um apartamento, antes mesmo de fechar o contrato, você verifique todas as melhorias e reformas que deseja fazer e peça autorização ao dono do apartamento logo de início. O ideal, inclusive, é que estas reformas sejam mencionadas em contrato.
Uma vistoria antes de mudar para o apartamento também é recomendado. Pois é o momento perfeito para verificar possíveis danos ou defeitos na estrutura, problemas hidráulicos, elétricos, de esgoto ou outras imperfeições que venham a comprometer o seu conforto. A reforma ou consertos deste tipo são de responsabilidade do locador.
Reforma de Apartamento: O que pode?
Reforma de Apartamento: O que não pode?
É essencial que esses tipos de reforma tenha o acompanhamento de um profissional e permissão do dono do apartamento.
Reformar tudo: Compensa?
Depois de ter a permissão do dono, será que realmente vale a pena? Pense no investimento e no trabalho que terá. Outro fator é que reformas podem guardar surpresas desagradáveis que elevam o custo da obra.